Monday, November 25, 2013

RBTH - Yandex takes another shot at Google



ENGLISH
PORTUGUÊS
Russia Beyond the Headlines
Russia Beyond the Headlines
Yandex takes another shot at Google
Yandex faz outra tentativa de levar a melhor sobre a Google
November 20, 2013 Anastasia Bruk, special to RBTH
20 de novembro de 2013 Anastasia Bruk, especial para o RBTH
With the launch of an improved analysis tool and its own cloud system, Russia’s leading search engine hopes to grow its market share at home and abroad.
Com o lançamento de ferramenta de análise aperfeiçoada e de seu próprio sistema de nuvem, a principal máquina de pesquisa da Rússia espera aumentar sua fatia de mercado no país e no exterior.
Yandex’s corporate logo is well known to users of the Russian-language Internet. Source: Getty images/Fotobank
O logotipo corporativo da Yandex é bem conhecido dos usuários da Internet em língua russa. Fonte: Getty images/Fotobank
Russian Internet giant Yandex is taking its competition with Google to the next level. At the end of October, Yandex launched two different services for mobile application developers: an analytics system for mobile applications and a cloud-based system for app developers the company has dubbed “Cocaine.”
A gigante russa da Internet Yandex está alçando sua competição com a Google ao nível seguinte. Ao final de outubro, a Yandex lançou dois serviços diferentes para desenvolvedores de aplicações para dispositivos móveis: sistema de analítica para aplicações de dispositivos móveis e sistema, baseado em nuvem, para desenvolvedores de aplicações que a empresa apelidou de “Cocaína.”
The analytics tool is actually an expansion of the Yandeks.Metrika program, which the company launched in 2009. The original Yandeks.Metrika allowed website owners to analyze the behavior of users and the effectiveness of advertising campaigns.
A ferramenta analítica é em realidade expansão do programa Yandeks.Metrika, que a empresa lançou em 2009. O Yandeks.Metrika original permitia a donos de websites analisar o comportamento dos usuários e a eficácia de campanhas de anúncios.
Metrika for apps, however, is designed to make it easier for developers to get feedback from users of their products on both Android platforms and Apple products. The service collects information on how apps are used and can sort the data with various filters including geo-location, application version, type and version of operating system, type of device (tablet or smartphone), model and the manufacturer, screen resolution, language, mobile provider, connection type, and the user’s actions and session.
O Metrika para aplicações, contudo, está projetado para tornar mais fácil para desenvolvedores obterem feedback de usuários de seus produtos tanto em plataformas Android quanto em produtos Apple. O serviço coleta informações acerca de como as aplicações são usadas e podem agrupar os dados com diversos filtros, inclusive local geográfico, versão da aplicação, tipo e versão do sistema operacional, tipo de dispositivo (tablete ou smartphone), modelo e fabricante, resolução de tela, língua, provedor do dispositivo móvel, tipo de conexão, e as ações e sessão do usuário.
In addition, the tool can identify any drawbacks of running the application on mobile devices. For example, it can show how many glitches Russian users experience per week when running the application on a tablet. App developers can receive data from Yandeks.Metrika in real time or over a long period.
Além disso, a ferramenta pode identificar quaisquer características negativa da execução da aplicação em dispositivos móveis. Por exemplo, ela pode mostrar quantos inconvenientes os usuários russos experimentam por semana ao executarem a aplicação em tablet. Os desenvolvedores de aplicações podem receber dados do Yandeks.Metrika em tempo real ou no decurso de longo período.
Unlike Google Analytics for mobile apps, Yandeks.Metrika does not yet provide data on conversions (number of installations following a click on an ad) or performance (such as the number of users who make a purchase with an app). Yandex does plan to offer these features in the future.
Diferentemente da Analítica Google para aplicações em dispositivos móveis, o Yandeks.Metrika ainda não oferece dados acerca de conversões (número de instalações em seguida a clique ou a anúncio) ou desempenho (como o número de usuários que fazem compras usando uma aplicação). A Yandex planeja oferecer esses recursos no futuro.
“The next step in developing the service will be to offer marketing tools. With their help, developers will be able to see the traffic sources, funnels, conversions and much more,” a representative of the company’s press service said. Yandeks.Metrika for applications is available for free to developers worldwide in English and Russian.
“O próximo passo no desenvolvimento do serviço será oferecer ferramentas de marketing. Com o auxílio delas, os desenvolvedores conseguirão ver as fontes de tráfego, gargalos, conversões e muito mais,” disse representante do serviço de imprensa da empresa. O Yandeks.Metrika para aplicações está disponível grátis para desenvolvedores no mundo todo em inglês e russo.
Cocaine, the name of Yandex’s new cloud service, is an acronym for Configurable Omnipotent Custom Applications Integrated Network Engine, but also reflects company hopes that the service will become addictive. The service, which will be used to create individualized cloud hosting applications, is an open source platform (PaaS) similar to Google App Engine or Heroku. It is not completely clear how Yandex plans to monetize the project.
Cocaína, o nome do novo serviço de nuvem da Yandex, é acrônimo derivado de Configurable Omnipotent Custom Applications Integrated Network Engine, mas também reflete a esperança da empresa de que o serviço se torne viciador. O serviço, que será usado para criar aplicações individualizadas de hospedagem em nuvem, é plataforma de fonte aberta (Paa5) similar à Google App Engine ou à Heroku. Não está completamente claro como a Yandex planeja monetizar o projeto.
Nicholas Turubar, an expert on mobile technology, considers the new Yandex products the company’s attempt to increase its market position vis-à-vis Google. “By creating mobile metrics, Yandex seeks to consolidate its position on the international market of mobile applications and to support its own Yandex.Store,” Turubar said. “However, no one can predict how Google will react. There is a risk that the company will attempt to prevent its competitor from developing its own app store.”
Nicholas Turubar, especialista em tecnologia de dispositivos móveis, considera os novos produtos Yandex tentativa da empresa de aumentar sua posição de mercado em relação à Google. “Mediante criação de métrica de dispositivos móvies, a Yandex busca consolidar sua posição no mercado internacional de aplicações para dispositivos móveis e dar suporte a sua própria Yandex.Store,” disse Turubar. “Entretanto, ninguém consegue prever como a Google reagirá. Há risco de ela tentar impedir sua competidora de desenvolver sua própria loja de aplicações.”
Should this happen, Yandex will not be able to integrate with GooglePlay, the largest app store for devices with Android operating systems. Yandex.Store, launched in 2012, consists of two parts: one for developers and one for users. The store currently offers more than 50,000 applications, according to its official site.
Se isso acontecer, a Yandex não conseguirá integrar-se com a GooglePlay, a maior loja de aplicações para dispositivos com sistemas operacionais Android. A Yandex.Store, lançada em 2012, consiste em duas partes: uma para desenvolvedores e outra para usuários. A loja oferece atualmente mais de 50.000 aplicações, de acordo com seu site oficial.
There is a precedent for blocking Yandex applications. Facebook banned Yandex’s Wonder mobile app from receiving information about Facebook users within hours of the app’s launch.
Há precedente de bloqueio de aplicações Yandex. O Facebook interditou a aplicação para dispositivo móvel Wonder, da Yandex, impedindo-a de receber informações acerca de usuários do Facebook, horas após o lançamento da aplicação.
At the beginning of this year, Yandex had 62 percent of the Internet search market in Russia, compared with 26 percent for Google. Yandex issued an I.P.O. on the Nasdaq exchange in 2011 and is currently valued at more than $11 billion.
No início do ano a Yandex tinha 62 por cento do mercado de pesquisa na Internet na Rússia, em comparação com 26 por cento da Google. A Yandex lançou oferta pública inicial - I.P.O. na bolsa Nasdaq em 2011 e atualmente é avaliada em mais de $11 biliões de dólares.


No comments:

Post a Comment