Friday, November 23, 2012

C4SS - The Distinctiveness of Left-Libertarianism


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PORTUGUÊS
CENTER FOR A STATELESS SOCIEY
CENTRO POR UMA SOCIEDADE SEM ESTADO
building public awareness of left-wing market anarchism
na construção da consciência pública do anarquismo esquerdista de mercado
The Distinctiveness of Left-Libertarianism
O Caráter Distintivo do Libertarismo de Esquerda
The following article was written by Gary Chartier and published with Bleeding Heart LibertariansNovember 5th, 2012.
O artigo a seguir foi escrito por Gary Chartier e publicado em Libertários Confrangidos, 5 de novembro de 2012.
Left-libertarianism in the relevant sense is a position that is simultaneously leftist and libertarian. It features leftist commitments to:
Libertarismo de esquerda em sentido pertinente é uma posição simultaneamente esquerdista e libertária. Envolve compromissos esquerdistas com:
engaging in class analysis and class struggle;
envolver-se em análise de classes e luta de classes;
opposing corporate privilege;
opor-se a privilégio corporativo;
undermining structural poverty;
solapar a pobreza estrutural;
embracing shared responsibility for challenging economic vulnerability;
assumir responsabilidade compartilhada em contestar a vulnerabilidade econômica;
affirming wealth redistribution;
apoiar redistribuição da riqueza;
supporting grass-roots empowerment;
apoiar assunção de poder pelas pessoas comuns;
humanizing worklife;
humanizar a vida de trabalho;
protecting civil liberties;
proteger as liberdades civis;
opposing the drug war;
opor-se à guerra às drogas;
supporting the rights of sex workers;
apoiar os direitos de trabalhadores do sexo;
challenging police violence;
opor-se à violência da polícia;
promoting environmental well-being and animal welfare;
promover bem-estar ambiental e bem-estar dos animais;
fostering children’s liberation;
promover a emancipação das crianças;
rejecting racism, sexism, heterosexism, nativism, and national chauvinism; and
rejeitar racismo, sexismo, heterossexismo, nativismo, e chauvinismo nacional; e
resisting war, imperialism and colonialism.
resistir à guerra, ao imperialismo e ao colonialismo.
Simultaneously, it features libertarian commitments to:
Simultaneamente, envolve compromissos libertários com:
affirming robust protections for just possessory claims;
estimular formas robustas de proteção a reivindicações justas de propriedade;
embracing freed markets and a social ideal of peaceful, voluntary cooperationand
crafting a thoroughly anti-statist politics.
desenvolver política completamente antiestatista.
A Leftist Position
Posição Esquerdista
A leftist position is marked, I suggest, by concern with subordination, exclusion, deprivation, and war. Left-libertarians whole-heartedly embrace these leftist concerns. But left-libertarians may differ from other leftists insofar as they:
Uma posição esquerdista caracteriza-se, sugiro, por preocupação com subordinação, exclusão, privação, e guerra. Os libertários de esquerda assumem de corpo e alma essas preocupações esquerdistas. Nada obstante, os libertários de esquerda podem diferir de outros esquerdistas na medida em que:
affirm the independent value of robust protections for just possessory claims—as, among other things, an expression of and a means of implementing the leftist opposition to subordination and leftist support for widely shared prosperity, but also as constraints on the means used to pursue some leftist goals;
afirmam o valor independente de formas robustas de proteção a reivindicações justas de propriedade—como, entre outras coisas, expressão de, e meio de implementar, a oposição esquerdista à subordinação, e o apoio esquerdista à prosperidade amplamente compartilhada, mas também como restrição aos meios usados para persecução de algumas metas esquerdistas;
make different predictions about establishing a genuinely freed market (rejecting the view that such a market would be a corporate playground);
fazem previsões diferentes acerca da implementação de um mercado genuinamente emancipado (ao rejeitar o ponto de vista segundo o qual tal mercado seria um parque de diversões corporativo);
offer different explanations of the origins and persistence of objectionable social phenomena (so that, for instance, state-secured privileges for elites, rather than market dynamics, account for persistent poverty and workplace subordination); and
oferecem diferentes explicações acerca das origens e persistência de fenômenos sociais objetáveis (de tal modo que, por exemplo, privilégios para as elites garantidos pelo estado, em vez de pela dinâmica do mercado, respondem por persistente pobreza e subordinação no local de trabalho); e
urge different remedies for these phenomena (characteristically, a combination of remedying state-perpetrated and state-tolerated injustice, and fostering voluntary, solidaristic action).
urgem diferentes formas de corrigir esses fenômenos (caracteristicamente, uma conjugação de corrigir injustiça perpetrada pelo estado e tolerada pelo estado, e promover ação voluntária solidária).
Left-libertarians share with other leftists the awareness that there are predictable winners and losers in society and that being sorted into the two camps isn’t primarily a matter of luck or skill. But left-libertarians emphasize that it’s not a consequence of market exchange, either: it’s a reflection of state-committed, state-threatened, and state-tolerated aggression. As long as there’s a state apparatus in place, the wealthy can capture it, using it to gain power and more wealth, while the politically powerful can use it to acquire wealth and more power. The ruling class—made up of wealthy people empowered by the state, together with high-level state functionaries—is defined by its relationship with the state, its essential enabler. Opposing this class thus means opposing the state.
Os libertários de esquerda partilham com  outros esquerdistas a consciência de que há vencedores e perdedores previsíveis na sociedade e que estar enquadrado em uma dessas duas categorias não é, precipuamente, questão de sorte ou competência. Os libertários de esquerda, porém, enfatizam que isso tampouco é consequência dos intercâmbios do mercado: é reflexo de agressão cometida pelo estado, objeto de ameaça pelo estado, e tolerada pelo estado. Enquanto houver montado um aparato do estado, os ricos poderão tomá-lo, usando-o para ganhar poder e mais riqueza, enquanto os politicamente poderosos poderão usá-lo para adquirir riqueza e mais poder. A classe dominante—composta de pessoas ricas dotadas de poder a elas dadas pelo estado, juntamente com funcionários de alto nível do estado—é definida por seu relacionamento com o estado, seu capacitador essencial. Opor-se a essa classe portanto significa opor-se ao estado.
Left-libertarians share with other leftists the recognition that big businesses enjoy substantial privileges that benefit them while harming the public. But they stress that the proper response to corporate privilege is to eliminate subsidies, bailouts, cartelizing regulations, and other state-driven features of the legal, political, and economic environments that prop up corporate power rather than retaining the privileges while increasing state regulatory involvement in the economy—which can be expected to create new opportunities for elite manipulation, leave corporate power intact, stifle upstart alternatives to corporate behemoths, and impoverish the public.
Os libertários de esquerda partilham com outros esquerdistas o reconhecimento de que as grandes empresas gozam de substanciais privilégios que as beneficiam enquanto causam prejuízos ao público. Enfatizam, porém, que a reação adequada ao privilégio corporativo é eliminar subsídios, injeções de liquidez, regulamentações cartelizadoras e outras características imprimidas pelo estado aos ambientes legal, político, e econômico que dão sustentação ao poder corporativo, em vez de manter os privilégios aumentando o envolvimento regulamentador do estado na economia—o qual, previsivelmente, criará novas oportunidades para manipulação pela elite, deixará intacto o poder corporativo, abafará novas iniciativas que possam representar alternativas aos monstros corporativos, e empobrecerá o público.
Left-libertarians share with other leftists both outrage at structural poverty and the recognition that the wealthy and well connected help to shape the rules of the economic and political game in ways that preserve their wealth and influence while making and keeping others poor. But left-libertarians emphasize that poverty isn’t created or perpetuated by the freed market, but rather by large-scale theft and by the privileges and constraints—from licensing requirements to intellectual property rules to land-use controls to building codes—that prevent people from using their skills and assets effectively or dramatically raise the cost of doing so. Eliminating structural poverty means eliminating state-secured privilege and reversing state-sanctioned theft.
Os libertários de esquerda partilham com outros esquerdistas tanto indignação com a pobreza estrutural quanto o reconhecimento de que as pessoas ricas e com boas conexões ajudam a estabelecer as regras do jogo econômico e político de maneira a preservarem sua riqueza e influência, ao mesmo tempo tornando e mantendo outras pessoas pobres. Contudo, os libertários de esquerda enfatizam que a pobreza não é criada ou perpetuada pelo mercado emancipado, e sim pelo furto em larga escala e pelos privilégios e restrições—desde as exigências de licenciamento a regras de propriedade intelectual, de controles de uso da terra a códigos de edificação—que impedem as pessoas de usarem suas habilidades e ativos eficazmente, ou aumentam dramaticamente o custo de fazê-lo. Eliminar a pobreza estrutural significa eliminar o privilégio garantido pelo estado e reverter o furto sancionado pelo estado.
Left-libertarians share with other leftists both compassionate concern with economic vulnerability and the recognition that vulnerable people can’t be left to fend for themselves, that shared responsibility [PDF] for meeting their needs is morally and practically essential. But they stress that mutual aid arrangements have dealt successfully with economic vulnerability. They also emphasize that such arrangements could be expected to be more successful absent taxation (people can and will spend their own money on poverty relief, but they’re likely to do so much more efficiently and intelligently than state officials deploying tax revenues), poverty-producing state regulations, and limitations on choice in areas like medical care.
Os libertários de esquerda partilham com outros esquerdistas tanto preocupação compassiva com a vulnerabilidade econômica quanto reconhecimento de que as pessoas vulneráveis não podem ser deixadas para defenderem-se por si próprias, que responsabilidade compartilhada [PDF] para atendimento às necessidades delas é moral e praticamente essencial. Enfatizam, porém, que arranjos de ajuda mútua têm conseguido lidar com sucesso com a vulnerabilidade econômica. Também enfatizam que poder-se-ia esperar que tais arranjos fossem mais bem-sucedidos se não houvesse tributação (as pessoas podem gastar e gastarão seu dinheiro para aliviar a pobreza, mas a probabilidade é de que o façam muito mais eficaz e inteligentemente do que as autoridades do estado ao usarem a receita tributária), regulamentações do estado geradoras de pobreza, e limitações de escolha em áreas tais como assistência médica.
Left-libertarians share with other leftists the conviction that the redistribution of wealth can be appropriate or even required. But they deny that redistribution may reasonably be undertaken to bring about a particular pattern of wealth distribution, that it may be effected through aggressive interference with people’s justly acquired possessions, or that it is properly the work of the state. Rather, they suggest, redistribution ought to be effected by the legal system (as it restores to people resources unjustly taken from them or their predecessors in interest, as it makes assets stolen by the state or acquired unjustly by its cronies available for homesteading, and as it denies validity to state-secured privileges that preserve the economic positions of the well-connected while keeping others poor), through solidaristic mutual aid, and through the tendency of a market liberated from privilege to “eat the rich.”
Os libertários de esquerda partilham com outros esquerdistas a convicção de que a redistribuição de riqueza pode ser adequada ou até necessária. Negam, contudo, que essa redistribuição possa ser empreendida de maneira razoável para gerar um padrão específico de distribuição de riqueza, que ela possa ser efetuada mediante interferência agressiva na propriedade adquirida de maneira justa pelas pessoas, ou que isso constitua pertinentemente função do estado. Sugerem, pelo contrário, que a redistribuição deveria ser efetuada pelo sistema legal (desde que ele devolva às pessoas recursos injustamente tomados delas ou de seus predecessores em interesses, desde que torne ativos furtados pelo estado ou adquiridos injustamente por seus compadres disponíveis para apropriação, e negue validade a privilégios garantidos pelo estado que preservam as posições econômicas dos que têm boas conexões enquanto mantendo pobres outras pessoas), por meio de ajuda mútua solidária, e por meio da tendência do mercado emancipado de “devorar os ricos.”
Left-libertarians share with many other leftists—New Leftists and Greens, say—the conviction that decision-making should be decentralized, that people should be able to participate to the maximum feasible degree in shaping decisions that affect their lives. But they maintain that this means that, against a backdrop of secure pre-political rights, all association should be consensual. Top-down, forcible decision-making is likely to be marred by the fallibility of decision-makers and their tendency to pursue self-interested goals at the public’s expense. Small-scale political units are more humanizing than large-scale ones; but decentralization must finally be decentralization to the level of the particular person.
Os libertários de esquerda partilham com muitos outros esquerdistas —os da Nova Esquerda e os Verdes, por exemplo—a convicção de que a tomada de decisões deveria ser descentralizada, de que as pessoas deveriam ser capazes de participar no grau máximo viável em delinear as decisões que afetem suas vidas. Defendem, porém, que isso significa que, contra um plano de fundo de direitos pré-políticos seguros, toda associação deveria ser consensual. Tomada de decisão de cima para baixo, pela força, provavelmente será desfigurada pela falibilidade dos tomadores de decisão e da tendência deles de buscar metas de interesse próprio a expensas do público. Unidades políticas de pequena escala são mais humanizadoras do que as de grande escala; a descentralização, porém, terá finalmente de ser descentralização até o nível da pessoa individual.
Left-libertarians share with other leftists the realization that hierarchical workplaces are disempowering and stultifying [PDF], and that supporting workplace hierarchies is thus often morally objectionable. But they stress that hierarchical workplaces are more likely given state action. Hierarchies limit the ability of workers to use their knowledge and skills to respond flexibly and efficiently to production and distribution challenges and to meet customer needs. The inefficiencies of hierarchies would make them less common aspects of worklife, and increase the odds that people would be able to choose alternatives offering more freedom and dignity (self-employment or work in partnerships or cooperatives), in the absence of privileges that lowered the costs of maintaining hierarchies and raised the costs of opting out of them (as by making self-employment more costly, and so more risky). State action also redirects wealth to those interested in seeing that they and people like them rule the workplace; and the state’s union regulations limit the ways unions can challenge workplace hierarchies.
Os libertários de esquerda partilham com outros esquerdistas o entendimento de que locais de trabalho hierárquicos tiram a autoconfiança das pessoas e são estultificantes [PDF], e de que portanto apoiar hierarquias no local de trabalho é amiúde objetável moralmente. Enfatizam, porém, que os locais de trabalho hierárquicos são os de existência mais provável, por causa da ação do estado. As hierarquivas limitam a capacidade dos trabalhadores de usar seu conhecimento e suas habilidades para responder flexível e eficientemente a desafios de produção e distribuição e para atender às necessidades dos consumidores. As formas de ineficiência típicas das hierarquias as tornariam aspectos menos comuns da vida de trabalho, e seria aumentada a probabilidade de as pessoas conseguirem escolher alternativas que oferecessem mais liberdade e dignidade (trabalho como autônomo ou trabalho em parcerias ou cooperativas), na ausência de privilégios que baixaram os custos de serem mantidas hierarquias e aumentaram os custos de ficar fora delas (como ao o trabalho autônomo ser tornado mais dispendioso, e portanto mais arriscado). A ação do estado também redireciona a riqueza para aqueles interessados em que eles e pessoas como eles dirijam o local de trabalho; e as regulamentações do estado referentes aos sindicatos limitam os modos pelos quais estes podem contestar as hieraquias dos locais de trabalho.
Left-libertarians share with other leftists a commitment to civil liberties. But they stress that the state is a predictable foe of these liberties and that the most effective way to safeguard them is to protect people’s control over their bodies and justly acquired possessions.
Os libertários de esquerda partilham com outros esquerdistas compromisso com as liberdades civis. Enfatizam, porém, que o estado é opositor previsível dessas formas de liberdade e que o modo mais eficaz de salvaguardá-las é proteger o controle das pessoas sobre seus corpos e sua propriedade adquirida de maneira justa.
Left-libertarians share with other leftists a conviction that the drug war is destructive, racist, and absurdly expensive. But they emphasize that the best protection against prohibitionist campaigns of all sorts is to respect people’s control over their bodies and justly acquired possessions, and that aggression-based limits on all disfavored but voluntary exchanges should be disallowed.
Os libertários de esquerda partilham com outros esquerdistas a convicção de que a guerra contra as drogas é destrutiva, racista e absurdamente dispendiosa. Enfatizam, porém, que a melhor proteção contra campanhas de proibição de todos os tipos é respeitar o controle das pessoas sobre seus corpos e sua propriedade adquirida de maneira justa, e que limites baseados em agressão impostos a todos os intercâmbios vistos com desaprovação, mas voluntários, não deveriam ser considerados legítimos.
Left-libertarians share with other leftists a concern for the well-being of sex workers. But they note that state actors engage in violence against sex workers and that state policies, including criminalization and regulation, create or intensify the risks associated with sex work.
Os libertários de esquerda partilham com outros esquerdistas preocupação com o bem-estar dos trabalhadores do sexo. Observam, porém, que atores do estado praticam violência contra trabalhadores do sexo e que políticas do estado, inclusive criminação e regulamentação, criam ou intensificam os riscos associados ao trabalho em sexo.
Left-libertarians share with other leftists a passionate opposition to police violence and corruption. But they emphasize that this is not simply a reflection of poor oversight or the presence in police agencies of “a few bad apples” but instead a reflection of the structural positions of such agencies as guarantors of state power and of the lack of accountability created both by the existence of substantial de facto differences in standards for the use of force by police officers and others and by the monopolistic status of police agencies.
Os libertários de esquerda partilham com outros esquerdistas enfática oposição a violência e corrupção da polícia. Ressaltam, porém, que isso não é simplesmente reflexo de má supervisão ou presença, nos órgãos policiais, de  “algumas maçãs podres” e sim reflexo das posições estruturais de tais órgãos como garantidores do poder do estado e da falta de imputabilidade criada tanto pela existência de substanciais diferenças de facto nos padrões para uso da força por policiais e outros quanto pela condição monopolista dos órgãos policiais.
Left-libertarians share with other leftists persistent concerns with environmental quality and animal welfare. But they stress that environmental harms can be prevented and remedied without state involvement, as long as robust legal protections for bodies and justly acquired possessions are in place; that state action is not required to protect non-human animals from abuse; and that state actions and policies are often directly responsible for protecting polluters, promoting environmental harms, and injuring non-human animals.
Os libertários de esquerda partilham com outros esquerdistas persistentes preocupações com qualidade ambiental e bem-estar dos animais. Contudo, ressaltam que danos ambientais podem ser impedidos e corrigidos sem envolvimento do estado, desde que vigorem robustas proteções de natureza legal referentes aos corpos e à propriedade adquirida de maneira justa; que ação do estado não é necessária para proteger de abuso animais não humanos; e que ações e políticas do estado são amiúde diretamente responsáveis por proteção a poluidores, promovendo danos ambientais, e vitimando animais não humanos.
Left-libertarians share with other leftists a commitment to the well-being of children. But left-libertarians underscore the importance of respecting children’s rights to control their own bodies and possessions—rejecting both attempts to treat children as their parents’ property and paternalistic state action that interferes unreasonably with children’s freedom—and emphasize the degree to which the state is not the protector of children but is responsible in multiple ways for significant threats to their freedom and well-being, notably through compulsory schooling.
Os libertários de esquerda partilham com outros esquerdistas compromisso com o bem-estar das crianças. Contudo, os libertários de esquerda sublinham a importância de serem respeitados os direitos de as crianças terem controle de seus próprios corpos e posses—rejeitando tanto tentativas de tratar crianças como propriedade de seus pais quanto ação paternalista do estado que interfere irrazoavelmente com a liberdade das crianças—e enfatizam o grau em que o estado não é protetor das crianças e sim responsável de múltiplas maneiras por ameaças dignas de nota à liberdade e ao bem-estar delas, especialmente por meio da escolarização compulsória.
Left-libertarians share with other leftists the awareness that racism, sexism, heterosexism, nativism, and national chauvinism are morally repugnant. But they emphasize the crucial role of the state in creating, perpetuating, and capitalizing on these forms of unfairness while stressing that eliminating the props the state provides for prejudice-driven conduct can play a vital role in combating discrimination. Suspicious of the state and respectful of just possessory claims, they stress non-aggressive solidaristic action as the appropriate means of dealing with persistent discrimination. They promote marriage equality while seeking the departure of the state from the marriage business. And, while joining other leftists in opposing xenophobia, they stress that all borders should be razed to enable untrammeled migration.
Os libertários de esquerda compartilham com outros esquerdistas a consciência de que racismo, sexismo, heterossexismo, nativismo e chauvinismo nacional são moralmente repugnantes. Enfatizam, porém, o papel crucial do estado em criar, perpetuar e capitalizar em cima dessas formas de iniquidade, enfatizando ao mesmo tempo que eliminar as escoras que o estado provê para conduta dirigida para preconceito pode desempenhar papel vital no combate à discriminação. Suspeitosos do estado e respeitosos de reivindicações justas de propriedade, enfatizam ação solidária não agressiva como meio apropriado de lidar com discriminação persistente. Promovem a igualdade de casamento buscando ao mesmo tempo a saída do estado das atividades relacionadas com o casamento. E, ao se juntarem a outros esquerdistas na oposição à xenofobia, enfatizam que todas as fronteiras devem ser completamente destruídas para permitir-se migração desimpedida.
Left-libertarians share with other leftists a passionate opposition to war and empire and a concern for the victims of both, including native peoples across the globe. But they emphasize the links between warfare, imperialism, and colonialism and the state’s continuing infringements on civil and economic liberties—not to mention ruling-class mischief. Interference with people’s peaceful conduct within the state’s borders is objectionable for many of the same reasons as war beyond the state’s borders. As a form of enslavement, conscription is unjust. The freedom to trade tends to reduce the probability of war. And warfare is a likely consequence of the operation of the state, which seeks predictably to expand its influence by force. Leftist opposition to war should be seen as entailing opposition to the state per se.
Os libertários de esquerda partilham com outros esquerdistas intensa oposição à guerra e ao império e preocupação com as vítimas de ambos, inclusive povos nativos em todo o mundo. Enfatizam, porém, os vínculos entre guerra, imperialismo e colonialismo e a contínua infringência, pelo estado, das liberdades civis e econômicas—para não falar de danos provocados pela classe dominante. Interferência na conduta pacífica das pessoas dentro das fronteiras do estado é objetável por muitas das mesmas razões referentes à guerra além das fronteiras do estado. Constituindo forma de escravatura, o alistamento militar é injusto. A liberdade de comércio tende a reduzir a probabilidade de guerra. E a guerra é provavelmente consequência do funcionamento do estado, que previsivelmente busca expandir sua influência pela força. A oposição esquerdista à guerra deve ser vista como implicando oposição ao estado per se.
A Libertarian Position
Posição Libertária
A libertarian position is marked, I suggest, by support for equality of authority; for robust protections for just possessory claims; and for peaceful, voluntary cooperation, including cooperation in and through exchange. Left-libertarians share these commitments. But left-libertarians may differ from other libertarians insofar as they:
Uma posição libertária caracteriza-se, sugiro, por apoio a igualdade de autoridade; robustas formas de proteção a reivindicações justas de propriedade; e cooperação pacífica e voluntária, incluindo cooperação em e por meio de intercâmbio. Os libertários de esquerda partilham desses compromissos. Contudo, os libertários de esquerda podem diferir de outros libertários na medida em que:
make different predictions about the likely effects of liberating people and eliminating the institutionalized aggression that prevents them from cooperating peacefully and voluntarily (stressing the contingency of hierarchical workplaces, for instance);
fazem previsões diferentes acerca dos efeitos prováveis de emancipar as pessoas e eliminar a agressão institucionalizada que as impede de cooperar pacífica e voluntariamente (ao enfatizarem o caráter não inevitável do local de trabalho hierárquico, por exemplo);
call attention to particular generally accepted consequences of building a free society (say, by emphasizing not only freedom but also solidarity, diversity, and poverty relief as among the outcomes of eliminating state-secured privilege);
chamam a atenção para particulares consequências geralmente aceitas de construir-se uma sociedade livre (digamos, mediante enfatizarem não apenas a liberdade mas também solidariedade, diversidade e alívio da pobreza como contando-se entre os resultados de se eliminar o privilégio garantido pelo estado);
tell different historical or social-scientific stories about the causes and dynamics of social phenomena (so that the extant distribution of wealth is seen as a product of state action rather than individual virtue); and
desenvolvem narrativas históricas ou social-científicas acerca das causas e dinâmica dos fenômenos sociais (de tal forma que a atual distribuição de renda seja vista como produto da ação do estado em vez de de virtude individual); e
treat certain kinds of social phenomena (arbitrary discrimination, for instance) as morally objectionable and argue for non-aggressive but concerted responses to these phenomena.
tratam certos tipos de fenômenos sociais (discriminação arbitrária, por exemplo) como moralmente objetáveis e argumentam no sentido de reações não agressivas mas concertadas a esses fenômenos.
Left-libertarians share with other libertarians a commitment to equality of authority—to the view that there is no natural right to rule and that non-consensual authority is presumptively illegitimate. This egalitarianism naturally issues in a commitment to anarchism, since state authority is non-consensual. But left-libertarians emphasize that the commitment to morale quality that underlies belief in equality of authority should entail the rejection of subordination and exclusion on the basis of nationality, gender, race, sexual orientation, workplace status, or other irrelevant characteristics. While left-libertarians agree with other libertarians that people’s decisions to avoid associating with others because of such characteristics shouldn’t be interfered with aggressively, left-libertarians emphasize that such decisions can often still be subjected to moral critique and should be opposed using non-aggressive means.
Os libertários de esquerda partilham com outros libertários compromisso de igualdade de autoridade—com o ponto de vista segundo o qual não há direito natural de governar e autoridade não consensual é presuntivamente ilegítima. Esse igualitarismo naturalmente desemboca num compromisso com o anarquismo, visto que a autoridade do estado não é consensual. Todavia, os libertários de esquerda enfatizam que o compromisso com a qualidade moral que subjaz à crença na igualdade de autoridade deve implicar a rejeição da subordinação e da exclusão com base em nacionalidade, sexo, raça, orientação sexual, posição no local de trabalho, ou outras características irrelevantes. Embora os libertários de esquerda concordem com outros libertários nisto, em que as decisões de outras pessoas por causa de tais características não devam ser objeto de interferência agressiva, os libertários de esquerda enfatizam que tais decisões amiúde podem ser objeto de crítica moral e devem receber oposição mediante uso de meios não agressivos.
Left-libertarians share with other libertarians a commitment to robust protections for just possessory claims to physical objects. But they reject “intellectual property” and emphasize that possessory protections shouldn’t cover objects acquired with the decisive aid of the state, or otherwise through the use of violence, or to those clearly abandoned. They make clear that there are just limits to the things people can do to protect their possessions (becoming a trespasser doesn’t automatically make one liable to violence). They note that whether claims to land should be held by individuals or groups can only be determined in light of the economics of particular situations and the ways particular claims are established. And they stress that, while just possessory claims should be respected, it’s quite possible to oppose aggressive interference with someone’s use of her possessions in a given way while challenging that use non-aggressively.
Os libertários de esquerda partilham com outros libertários compromisso com formas robustas de proteção de reivindicações justas de propriedade de objetos físicos. Contudo, rejeitam “propriedade intelectual” e enfatizam que proteção à propriedade não deve cobrir objetos adquiridos com ajuda decisiva do estado, ou então por meio de uso de violência, ou aqueles claramente abandonados. Deixam claro que há limites justos para as coisas que as pessoas podem fazer para proteger sua propriedade (invasão de propriedade alheia não torna automaticamente legítima violência contra o transgressor). Observam que se reivindicações de terra devem ser feitas por indivíduos ou por grupos é algo que só pode ser determinado à luz da economia das situações particulares e das maneiras segundo as quais reivindicações específicas forem estabelecidas. E enfatizam que, embora reivindicações possessórias justas devam ser respeitadas, é perfeitamente possível opor-se a interferência agressiva no uso por alguém de sua propriedade de determinada maneira contestando ao mesmo tempo tal uso não agressivamente.
Left-libertarians share with other libertarians a commitment to a model of social life rooted in peaceful, voluntary cooperation. But they differ with other libertarians in emphasizing that, while force may justly be used only in response to aggression, peaceful, voluntary cooperation is a moral ideal with implications that go beyond simple non-aggression. Left-libertarians urge that associations of all kinds be structured in ways that affirm the freedom, dignity, and individuality of all participants, and thus allow participants the option not only of exit but also of voice—of influencing the associations’ trajectories and exercising as much individual discretion within them as possible.
Os libertários de esquerda partilham com outros libertários compromisso com um modelo de vida social baseado em cooperação pacífica voluntária. Diferem porém de outros libertários ao enfatizarem que, embora a força possa ser usada de modo justo apenas como reação a agressão, a cooperação voluntária é um ideal moral com implicações que vão além da simples não agressão. Os libertários de esquerda urgem que associações de todos os tipos sejam estruturadas de maneira que afirmem liberdade, dignidade e indivualidade de todos os participantes, e portanto reconhecem que os participantes têm a opção não apenas de sair mas também de voz—de influenciarem as trajetórias das associações e de exercerem tanta discrição individual dentro delas quanto possível.
While rejecting capitalism, left-libertarians share with other libertarians an enthusiastic recognition of the value of markets. They stress that both parties to a voluntary exchange participate because they prefer it and believe it will benefit them; that prices provide excellent guides for producers and distributors (far better than anything a central planner could offer); and that people should internalize the costs as well as the benefits of their choices. But they emphasize that background injustice can distort markets and constrain traders’ options. They also note that commercial exchange does not exhaust the sphere of peaceful, voluntary cooperation and that people can and should cooperate in multiple ways—playful, solidaristic, compassionate—that need not be organized along commercial lines.
Embora rejeitem o capitalismo, os libertários de esquerda partilham com outros libertários entusiástico reconhecimento do valor dos  mercados. Enfatizam que ambas as partes de um intercâmbio voluntário participam porque preferem fazê-lo e acreditam que ele as beneficiará; que os preços oferecem excelente guia para produtores e distribuidores (muito melhor do que qualquer coisa que um planejador central possa oferecer); e que as pessoas devem internalizar os custos, assim como os benefícios, de suas escolhas. Enfatizam, porém, que injustiça de contexto pode distorcer os mercados e restringir as opções dos que negociam. Também observam que intercâmbio comercial não exaure a esfera da cooperação pacífica voluntária e que as pessoas podem e devem cooperar de múltiplas maneiras—prazerosa, solidária, compassiva—que não precisam ser organizadas em moldes de linhas comerciais.
A Transformed Vision
Uma Visão Transformada
Left-libertarianism embraces and transforms leftist and libertarian ideals.
O libertarismo de esquerda aceita e transforma ideais esquerdistas e libertários.
Many leftists and libertarians already share some commitments: opposition to war, empire, and corporate privilege; support for civil liberties and grass-roots empowerment. However, many leftists and libertarians also embrace, and often share, various mistaken assumptions.
Muitos esquerdistas e libertários já partilham alguns compromissos: oposição à guerra, ao império e ao privilégio corporativo; apoio a liberdade civis e a assunção de poder pelas pessoas comuns. Entretanto, muitos esquerdistas e libertários também aceitam, e amiúde partilham, diversas assunções equivocadas.
Left-libertarians challenge these assumptions while embracing the commitments leftists and libertarians share. They seek to demonstrate that it’s reasonable both to oppose structural poverty and to favor freed markets, to seek both workplace dignity and robust protections for just possessory claims, to embrace freedom of association while opposing arbitrary discrimination, to foster both peace and economic liberty, to link rejection of war and imperialism with support for peaceful, voluntary cooperation at all levels.
Os libertários de esquerda contestam essas assunções assumindo, ao mesmo tempo, os compromissos que esquerdistas e libertários partilham. Procuram mostrar ser razoável tanto opor-se à pobreza estrutural quanto ser a favor dos mercados emancipados, buscar tanto dignidade do local de trabalho quanto proteções robustas de reivindicações justas de propriedade, defender liberdade de associação e opor-se a discriminação arbitrária, promover tanto paz quanto liberdade econômica, vincular rejeição de guerra e de imperialismo a apoio a cooperação voluntária pacífica em todos os níveis.
By endorsing leftist and libertarian concerns and challenging assumptions that make it difficult for leftists to embrace libertarianism and for libertarians to become leftists, left-libertarianism offers a provocative vision of an appealing politics and a world marked by greater freedom and fairness.
Ao endossar preocupações esquerdistas e libertárias e contestar assunções que tornam difícil para esquerdistas aceitar libertarismo ou para libertários tornarem-se esquerdistas, o libertarismo de esquerda oferece visão provocante de uma política atraente e de um mundo caracterizado por maiores liberdade e equidade.
Thanks to my colleagues in the Alliance of the Libertarian Left/Center for a Stateless Society/Molinari Society, to Anthony Gregory, and to David Gordon, among others, for reviewing earlier versions of this essay. It is markedly better in virtue of the feedback I have received, though I, of course, remain responsible for its flaws.
Agradecimentos a meus colegas de Aliança da Esquerda Libertária/Centro por uma Sociedade Sem Estado/Sociedade Molinari, a Anthony Gregory, e a David Gordon, entre outros, por revisarem versões anteriores deste ensaio. Ele ficou consideravelmente melhor em virtude do feedback que recebi, embora, naturalmente, permaneça sendo eu o responsável por suas falhas.
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A pedido dos Libertários Confrangidos, os comentários serão desligados aqui a fim de poderem ser redirecionados para o artigo original.


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