Wednesday, September 26, 2012

C4SS - Energy and Transportation Issues: A Libertarian Analysis [II.5]

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Center for a Stateless Society
Centro por uma Sociedade sem Estado
building public awareness of left-wing market anarchism
na construção da consciência pública do anarquismo esquerdista de mercado
Energy and Transportation Issues: A Libertarian Analysis
Questões de Energia e de Transporte: Análise Libertária
by Kevin Carson
por Kevin Carson
Center for a Stateless Society Paper No. 14 (Winter-Spring 2012)
Paper No. 14 do Centro por uma Sociedade sem Estado (Inverno-Primavera de 2012)
Continued
Continuação
I. Energy
I. Energia
Accounting and Corporate Culture.
Contabilidade e Cultura Corporativa.
The best designs typically come from small, integrated teams, or “skunk works,” like Steve Jobs' garage. But in the corporate world this almost never happens.
Os melhores projetos vêm normalmente de equipes pequenas e integradas, ou “oficinas caseiras,” como a garagem de Steve Jobs. No mundo corporativo, entretanto, isso quase nunca acontece.
Amory Lovins and his coauthors, in Natural Capitalism, described the cascading cost savings (“Tunneling Through the Cost Barrier”) that result when the efficiencies of one stage of design reduce costs in later stages. Incremental increases in efficiency may increase costs, but large-scale efficiency improvements in entire designs may actually result in major cost reductions. Improving the efficiency of individual components in isolation can be expensive, but improving the efficiency of systems can reduce costs by orders of magnitude.21
Amory Lovins e coautores, em Capitalismo Natural, descreveram a economia em cascata de custos (“Túnel Através da Barreira do Custo”) resultante quando as eficiências de um estágio de projeto reduzem custos em estágios posteriores. Aumentos incrementais de eficiência podem aumentar os custos, mas aumentos de eficiência em larga escala em projetos inteiros podem na realidade resultar em grande redução de custo. Melhorar a eficiência de componentes individuais isoladamene pode ser dispendioso, mas aumentar a eficiência de sistemas pode levar a redução de ordem de grandeza de custos.21
Much of the art of engineering for advanced resource efficiency involves harnessing helpful interactions between specific measures so that, like loaves and fishes, the savings keep on multiplying. The most basic way to do this is to “think backward,” from downstream to upstream in a system. A typical industrial pumping system, for example..., contains so many compounding losses that about a hundred units of fossil fuel at a typical power station will deliver enough electricity to the controls and motor to deliver enough torque to the pump to deliver only ten units of flow out of the pipe—a loss factor of about tenfold.
Grande parte da arte de engenharia voltada para eficiência avançada de recursos envolve fazer uso de interações produtivas entre medidas específicas de tal modo que, como pães e peixes, as economias continuem a multiplicar-se. O meio mais básico de fazer-se isso é “pensar ao revés,” da foz para a nascente num sistema. Um sistema industrial típico de bombeamento, por exemplo..., encerra tantas perdas compostas que cerca de cem unidades de combustível fóssil numa usina de energia típica produzem eletricidade bastante para os controles e o motor gerarem torque suficiente para a bomba produzir apenas dez unidades de fluxo para fora do cano — fator de perda de cerca de dez vezes.
But turn those ten-to-one compounding losses around backward..., and they generate a one-to-ten compounding saving. That is, saving one unit of energy furthest downstream (such as by reducing flow or friction in pipes) avoids enough compounding losses from power plant to end use to save about ten units of fuel, cost, and pollution back at the power plant.22
Proceda-se porém a reversão dessas perdas compostas de dez para um..., e elas gerarão uma economia composta de um para dez. Isto é, economizar uma unidade de energia a jusante (tal como mediante redução de fluxo ou de fricção em canos) evita perdas compostas da usina de energia até o uso final bastantes para economia de cerca de dez unidades de combustível, custo e poluição na usina de energia.22
To take another example, both power steering and V-8 engines resulted from Detroit's massive increases in automobile weight in the 1930s, along with marketing-oriented decisions to add horsepower that would be idle except during rapid acceleration. The introduction of lightweight frames, conversely, makes possible the use of much lighter internal combustion engines or even electric motors, which in turn eliminate the need for power steering.
Para tomar outro exemplo, tanto a direção hidráulica quanto quanto os motores V-8 resultaram de aumento maciço do peso do automóvel em Detroit na década de 1930, juntamente com decisões voltadas para marketing de acrescentar cavalos-vapor que ficariam ociosos exceto durante aceleração rápida. Inversamente, a introdução de estruturas leves torna possível o uso de motores de combustão interna muito mais leves ou até de motores elétricos, o que por sua vez elimina a necessidade de direção hidráulica.
The inefficiencies that result from an inability to “think backward” are far more likely to occur in a stovepiped organizational framework, where each step or part is designed in isolation by a designer whose relation to the overall process is mediated by a bureaucratic hierarchy. For example, in building design:
As ineficiências que resultam de incapacidade de “pensar ao revés” têm probabilidade muito maior de ocorrer numa estrutura organizacional de controle rígido dos fluxos de informação, onde cada passo ou parte é projetada isoladamente por um projetista cuja relação com o processo como um todo é mediada por hierarquia burocrática. Por exemplo, em projeto de edifícios:
Conventional buildings are typically designed by having each design specialist “toss the drawings over the transom” to the next specialist. Eventually, all the contributing specialists' recommendations are integrated, sometimes simply by using a stapler.23
Edifícios convencionais são geralmente projetados mediante cada especialista “jogar os desenhos técnicos sem mais aquela” para o próximo especialista. No final, todas as recomendações dos especialistas que colaboraram são integradas, por vezes simplesmente por meio do uso de um grampeador.23
This approach inevitably results in higher costs, because increased efficiencies of a single step taken in isolation generally are governed by a law of increased costs and diminishing returns. Thicker insulation, better windows, etc., cost more than their conventional counterparts. Lighter materials and more efficient engines for a car, similarly, cost more than conventional components. So optimizing the efficiency of each step in isolation follows a rising cost curve, with each marginal improvement in efficiency of the step costing more than the last. But by approaching design from the perspective of a whole system, it becomes possible to “tunnel through the cost barrier”:
Essa abordagem inevitavelmente resulta em custos mais altos, porque o aumento de eficiência de um passo único é geralmente governado por lei de aumento de custo e redução de retorno. Isolamento mais espesso, janelas melhores etc. custam mais do que sua contrapartes convencionais. Materiais mais leves e motores mais eficientes para carros, analogamente, custam mais do que componentes convencionais. Assim, a otimização da eficiência de cada passo isoladamente segue uma curva ascendente de custo, com cada aumento marginal de eficiência do passo custando mais do que o anterior. Abordando-se, porém, o projeto a partir da perspectiva de um sistema inteiro, torna-se possível o “túnerl através da barreira do custo”:
When intelligent engineering and design are brought into play, big savings often cost less up front than small or zero savings. Thick enough insulation and good enough windows can eliminate the need for a furnace, which represents an investment of more capital than those efficiency measures cost. Better appliances help eliminate the cooling system, too, saving even more capital cost. Similarly, a lighter, more aerodynamic car and a more efficient drive system work together to launch a spiral of decreasing weight, complexity and cost. The only moderately more efficient house and car do cost more to build, but when designed as whole systems, the superefficient house and car often cost less than the original, unimproved versions.24
Quando engenharia e projeto inteligentes são trazidos à cena, grandes economias amiúde têm custo inicial menor do que economia pequena ou igual a zero. Isolamento espesso o suficiente e janelas boas o bastante podem eliminar a necessidade de caldeira de calefação, que representa investimento de mais capital do que custam aquelas medidas de eficiência. Melhores eletrodomésticos ajudam a eliminar o sistema de refrigeração, também, poupando ainda mais custo de capital. Similarmente, carro mais leve a aerodinâmico e sistema de impulsão mais eficiente trabalham juntos para deflagrar uma espiral de peso, complexidade e custo decrescentes. Os apenas moderadamente mais eficientes casa e carro custam mais para serem construídos mas, quando projetados como sistemas totais, a casa e o carro supereficientes custam menos do que as versões originais não aperfeiçoadas.24
While added insulation and tighter windows increase the cost of insulation or windows, taken in isolation, if integrated into overall building design they may reduce total costs up front by reducing the required capacity—and hence outlays on capital equipment—of heating and cooling systems. A more energy-efficient air conditioner, given unchanged cooling requirements, will cost more; but energy-efficient windows, office equipment, etc., can reduce the cooling load by 85%, and thus make it possible to replace the cooling system with one three-fourths smaller than the original—thereby not only reducing the energy bill by 75%, but enormously reducing capital expenditures on the air conditioner.25 The trick is to “do the right things in the right order”:
Embora o aumento de isolamento e janelas mais firmes aumentem o custo do isolamento ou das janelas, considerados isoladamente, se integrados no projeto total do edifício poderão reduzir os custos totais iniciais ao reduzirem a capacidade exigida — e portanto desembolsos de equipamento de capital — de sistemas de aquecimento e resfriamento/refrigeração. Condicionador de ar mais eficiente, desde que não haja mudança nas exigências de resfriamento, custará mais; mas janelas, equipamento de escritório etc. eficientes em termos de energia poderão reduzir a carga de resfriamento em 85%, e pois tornar possíveis substituir o sistema de resfriamento por outro três quartos menor do que o original — dessa forma não apenas reduzindo a conta de energia em 75%, como também reduzindo enormemente os dispêndios de capital do condicionador de ar.25 O segredo é “fazer as coisas certas na ordem certa”:
...if you're going to retrofit your lights and air conditioner, do the lights first so you can make the air conditioner smaller. If you did the opposite, you'd pay for more cooling capacity than you'd need after the lighting retrofit, and you'd also make the air conditioner less efficient because it would either run at part-load or cycle on and off too much.26
...se você for aperfeiçoar sua iluminação e seu condicionador de ar, aperfeiçoe primeiro a iluminação, de modo a poder tornar menor o condicionador de ar. Se você fizer o oposto, pagará por mais capacidade de resfriamento do que necessita depois do aperfeiçoamento da iluminação, e tornará também o condicionador de ar menos eficiente porque ele ou funcionará com carga parcial ou utilizará em excesso os ciclos de ligado e desligado.26
But such thinking is overwhelmingly the exception in American corporate culture. As we saw above with the production process, the design process is governed by a tendency to optimize each component in isolation at the expense of the efficiency of the design as a whole.
Tal forma de pensar, contudo, é esmagadoramente a exceção na cultura corporativa estadunidense. Como vimos acima com o processo de produção, o processo de projeto é governado por tendência a otimizar cada componente isoladamente a expensas da eficiência do projeto como um todo.
End of [II.5]
Fim de [II.5]
End of [II]
Fim de [II]
To be continued
Continua
21 Paul Hawken, Amory Lovins, and L. Hunter Lovins, Natural Capitalism: Creating the Next Industrial Revolution (Boston, New York, and London: Little, Brown and Company, 1999), pp. 113-124.  
21 Paul Hawken, Amory Lovins, e L. Hunter Lovins, Capitalismo Natural: Criação da Próxima Revolução Industrial (Boston, New York, e Londres: Little, Brown and Company, 1999), pp. 113-124.  
22 Ibid., p. 121.  
22 Ibid., p. 121.  
23 Hawken et al, Natural Capitalism, p. 90.  
23 Hawken et al, Capitalismo Natural, p. 90.  
24 Ibid., p. 114.  
24 Ibid., p. 114.  
25 Ibid., pp. 119-120.  
25 Ibid., pp. 119-120.  
26 Ibid., p. 122.  
26 Ibid., p. 122.  
C4SS (c4ss.org) Research Associate Kevin Carson is a contemporary mutualist author and individualist anarchist whose written work includes Studies in Mutualist Political EconomyOrganization Theory: A Libertarian Perspective, and The Homebrew Industrial Revolution: A Low-Overhead Manifesto, all of which are freely available online. Carson has also written for such print publications as The Freeman: Ideas on Liberty and a variety of internet-based journals and blogs, including Just Things, The Art of the Possible, the P2P Foundation and his own Mutualist Blog.
O Associado de Pesquisa do C4SS (c4ss.org) Kevin Carson é autor mutualista e anarquista individualista contemporâneo cuja obra escrita inclui Estudos em Economia Política MutualistaTeoria da Organização: Uma Perspectiva Libertária, e  A Revolução Industrial Gestada em Casa: Manifesto de Baixo Overhead, todos livremente disponíveis online. Carson também tem escrito para publicações tais como: O Homem Livre: Ideias acerca de Liberdade e diversos periódicos e blogs da internet, inclusive Apenas Coisas, A Arte do Possível, a Fundação P2P e seu próprio Blog Mutualista.



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